segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O mundo de Gaian - Mapas

Olá visitantes, sejam bem-vindos.

É com satisfação que escrevo sobre um assunto que acho muito interessante: a construção e a forma de Gaian.

Desde a criação da estória, eu tive a vontade de construir a forma de Gaian (seus pormenores ou suas abrangências geográficas). Por isso, eu comecei a desenhar o mapa mundi de Gaian e o primeiro mapa ficou com esse formato.


Como todo perfeccionista, contudo, eu não me satisfiz com esse mapa. Então, eu comecei a buscar alternativas para fazer um mapa. Uma seria fazer à mão, mas eu não quis, devido ao pouco tempo. Pensei em alguém que soubesse fazer mapas, mas o preço era muito alto e não tinha dinheiro à época. A alternativa mais viável foi fazer os mapas usando um programa de computador. Eu pensei no photoshop, mas o “peso” do programa era um dos entraves para usá-lo. Procurando opções, eu encontrei o Gimp, um programa muito bom que tem funcionalidades parecidas com as do photoshop e é bem mais leve. O próximo mapa, já usando o Gimp, foi o seguinte.


Curiosamente, o mapa ficou com um estilo “on Canva”. Depois eu fiz um outro mapa com um estilo mais formal (típico de um mapa mundi). Aí está ele.


Para fazer os dois mapas, eu não utilizei nenhuma técnica ou recurso do Gimp. Foram mapas feitos na raça e na vontade. Apesar de serem mapas bons, eu ainda não estava satisfeito e por isso procurei conhecer os recursos do Gimp para poder utilizá-lo. Depois de vários meses aprendendo, o mapa resultante foi esse.


É um mapa regional com o qual eu fiquei muito satisfeito. Em breve, vou reeditar o mapa mundi de Gaian com as técnicas que usei para fazer esse último mapa. Também farei os mapas regionais (geográficos e geopolíticos) de Gaian com os reinos e tudo mais.

É isso, caros e caras visitantes. Espero que tenham gostado. Até a próxima postagem.


Sinceramente,


Cláudio Manoel.

3 comentários: